16 de jan. de 2008

Não Custa Sonhar

Estava lendo uma matéria outro dia que falava sobre um teste de conexão à internet, sem fio e gratuita, que será feito em copacabana, por causa do potencial turístico, e na baixada fluminense, por questões sociais (leia-se falta de dinheiro). A idéia é expandir para o resto do estado todo em no máximo 18 meses. Ou seja, até o final de 2009, todo o estado do Rio estaria coberto por uma rede Wi-Fi gratuita.

No final de 2009 também fica pronta a estação General Osório do metrô. Pelo menos essa é a promessa, porque a linha 3, a linha 4, a nova integração entre as linhas 1 e 2 e a estação da rua Uruguai, que também eram promessas, ainda nem começaram. Mas esse papo de metrô fica pra depois, foi só pra mostrar que é possível que não aconteça.

Voltando à vaca fria, discordo do artigo do Carlos Cardoso sobre o mesmo assunto, quando ele diz que o projeto iria "Destruir todos os pequenos provedores, os grandes backbones, tornar a Internet-RJ a única fonte de acesso". Essas conexão Wi-Fi públicas não são as melhores conexões do mundo, muitas vezes se parecendo com conexão discada, mas o objetivo delas é que seja possível, de qualquer lugar, verificar e-mail, fazer uma pesquisa ou coisas assim. Não pense que vai dar pra baixar O Senhor dos Anéis versão Full HD em 15 minutos, pq não é bem assim. Mas já é um grande passo, porque na verdade, no futuro, precisaremos somente melhorar a tecnologia do que já está implantado.

A questão do Carlos é mais uma indignação de dar acesso à internet a essas pessoas enquanto elas mal têm acesso à educação, saúde, trabalho e todas as coisas básicas. A frase final dele ("Eu tenho CERTEZA de que é preciso mais do que 'WIFI' para 'comprar e vender produtos pela rede', mas do que eu entendo? Nunca li O Capital...") mostra bem isso, mas o tom sarcástico sobre o comunismo mostra um pouco da parcialidade do artigo. E reparando nos comentários, nota-se claramente que não é uma questão isolada. As pessoas são muito preconceituosas ainda e não gostam de ver que os pobres tenham acesso a coisas que elas não acham de devam ter.

Na verdade realmente tem muita coisa mais importante pra melhorar antes de querer fazer coisas desse tipo. Mas já dá um gostinho de ver que algumas coisas estão andando. E isso tudo me faz sentir um tanto quanto empolgado com os avanços da tecnologia no brasil e um pouco mais puto quando alguém resolve falar mal do país somente por falar, sem qualquer tipo de argumento (Não estou falando do artigo do Carlos).

Tenho um amigo que vive dizendo que vai pra europa, que lá sim os países são evoluidos, que isso aqui é uma merda, que se pudesse não morava mais aqui, etc. Bom, concordo que lá seja mais evoluído e tal, mas realmente está cada vez mais difícil ter um motivo pra eu sair dessa cidade. Coloquei um vídeo ai embaixo com o comercial feito para o shopping Rio Sul sobre a criação da cidade. Pra mim, além de um dos melhores textos publicitários de todos os tempo, o que melhor mostra o que realmente é o Rio de Janeiro.

E falar bem lá de fora é mole, quero ver pagar a conta de um hospital público nos EUA. Lá público quer dizer que é do governo, não que é de graça. E isso vale pras escolas também. Mas, quem sabe um dia além de internet de graça, possamos ter bons hospitais, boas escolas, emprego pra todos, etc. E eles passem a nos invejar, pois não pagamos pelos serviços. Pelo que to vendo, não custa sonhar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Verdade... pare de sonhar e caia no pesadelo real: pagar mais de 38% de imposto para ter os serviços "gratuitos". Sem falar da qualidade...

Teca Avelar disse...

Depois desse vídeo não há, mesmo, o que acrescentar !!
;)

Anônimo disse...

Velox - Serviço de Banda Larga da OI.
Rio de Janeiro 1Mb - 30 reais
Duque de Caxias 1 Mb - 150 reais

Duque de Caxias é cidade vizinha do Rio de Janeiro com continuidade urbana, tendo seus limites a 15 KM do centro do Rio de Janeiro.

Sem mais comentários.

Ricco de Carvalho disse...

Olha só, "MAD" tbm e cultura ahahha :P

abração