21 de dez. de 2007

Chama a Norma!

- Então, vamos querer uma porção de pastel. Quatro de queijo e dois de camarão. Não, não... Pode ser um de camarão e um de carne-seca?
- Não senhor, tem que ser no mínimo dois por sabor.
- Ué, por quê?
- É a norma.

Gente, chama a Norma aqui agora que eu quero falar com ela. Que mulher chata. Nunca vi.
Isso aconteceu ontem num chopp entre amigos no infomal de botafogo. Mas a pegunta é: "Por que não pode?". Afinal se eu posso pedir 3x3, o problema não é o desfalque que um pastel pode fazer.
É a mais pura falta do que inventar. As normas existem pra que as coisas sejam mais justas e corretas pra todos, certo? Pois é. Eu acho injusto eu não poder pedir pasteis sortidos devido a uma norma que não torna nada mais justo pro estabelecimento.

Outro dia fui ao supermercado Zona Sul comprar lanche pra galera do trabalho e me deparo com um problma bastante estranho. Por acaso, eu só iria comprar duas fatias de presunto, pois somente uma pessoa queria presunto. Acontece que o peso disso deu menos de 40g. Ai veio a Norma:

- Senhor, o senhor vai ter que leva mais uma fatia.
- Ué, por quê?
-
A balança só imprime acima de 40g.
- E o Kiko? Eu não quero três, dá seu jeito.
- Se você quiser eu posso chamar o gerente.

Mandei chamar, afinal, não ia perder meu tempo com a Norma, ela é muito inflexível. E vocês devem estar pensando: "Que muleque chato também, pega a fatia e não enche o saco" né?
. Mas a questão não era essa. Eu odeio que me imponham coisas que não fazem sentido. Além do que metade daquelas 40g são da porra da embalagem.

- Boa tarde.
- Olá, Tudo bem?
- Sim, qual o problema?
- A Norma tá falando aqui que eu tenho que comprar no mínimo 40 gramas, por que se não, a impressora não imprime.
- É senhor, todos os Zona Sul são assim.
- Ah é? Que legal. Todas as falvelas vendem drogas e têm pessoas armadas até os dentes e isso não torna aquilo uma coisa legal. É contra a lei. Eu tenho direito de levar a quantidade que eu quiser. Isso que você está fazendo é me cobrar uma consumação mínima, que é proibida por lei.
- Mas o senhor tem que entender, que.... blablablablabla
- Ok. Tudo muito bonito. Parabéns, mas eu quero só duas fatias.
- Norma, corta duas fatias mais grossas pro rapaz.

Me fudi. Mas eles continuam errados. A questão não é o numero de fatias e sim o minimo de gramas, afinal eles vendem por peso. Não discuti mais pra não ficar arrumando mais tumulto, afinal o que eu queria, que eram 2 fatias, eles já tinham me dado. Mas vou mandar um e-mail pra lá. Vamos ver se eles regulam essas balanças. Depois posto aqui a resposta deles.

Fora isso, vou procurar no site do Celso Russomano a lei que fala sobre consumação mínima. Onde também se encaixam os Papel Higiênico e o Danoninho com suas embalagens multiplas. Se todos formos um pouquinho mais chatos, talvez passemos a ter melhores atendimentos. As pessoas precisam parar de reclamar com as pessoas erradas, em vez de reclamar com os amigos, chamem o gerente, mandem um e-mail. Os amigos não podem resolver nada.
É muito melhor contar que você foi responsável pela melhora num estabelecimento, do que, simplesmente se queixar dele.

Nós
consumidores, temos o direito de denunciar estabelecimentos comerciais quando nos sentirmos prejudicado por eles na aquisição de bens, produtos ou serviços. Seguem os casos mais comuns:

  • Preços diferentes nas gôndolas e na caixa registradora dos supermercados
  • Produtos com prazo de validade vencido ou sem a data de vencimento
  • Mercadorias expostas na vitrine sem o preço
  • Preços diferentes no pagamento à vista, dinheiro, cheque ou cartão de crédito
  • Imposição de limite mínimo para a venda no cartão de crédito
  • Produtos importados com bula, rótulo ou manual sem a tradução para a língua portuguesa
  • Postos de combustíveis sem tabela de preços
  • Financiamentos sem explicitar o número de prestações, valor total à vista, valor total a prazo e valor dos juros cobrados
  • Propaganda enganosa

  • Até a próxima.

    3 comentários:

    Teca Avelar disse...

    Matheuzi vc é realmente demais . Eu juro que vizualizo vc olhando para a Norma (assim como para o gerente) falando "Mas eu não quero três fatias, eu quero duas!" . kkkkk

    A-do-rei saber um pouquinho mais sobre meus direitos e tenho que concordar com você: estamos todos muito dispersos e tolerantes .... está mais do que na hora de mudar isso ! ;)

    Beijoquiiisss

    Nanda Mota disse...

    Manda a Norma sifuder... E qto a ser reclamão, vc me conhece... Sabe que eu faço bem a minha parte. Eles devem ter uma foto minha em vários lugares, onde os funcionários jogam dardos, de tanta raiva... Concordo plenamente com vc. Nego se faz em cima de quem não reclama nunca. E quem se ferra somos nós, os que têm um mínimo de noção, também conhecidos como insuportavelmente chatos... hahahahahahahaha... Mais um belo texto! Bjs

    Unknown disse...

    AUHHUAHUAHUAHUAHUA! Caralho, ri demais! A menção a Celso Russomano foi a cereja do sundae...

    So tu mesmo, vai gostar de uma quizumba la no inferno!