19 de dez. de 2007

Insônia

Já vi que esse blog vai ser mais uma das coisas que faço quando estou com insônia. É, pois é, eu sofro disso pra quem não sabe. Agora, por exemplo, são 2h30 da manhã.

Dizem que a insônia está diretamente ligada à hipertividade, principalmente quando esta é na infância. Bom eu lembro de ser bastante hiperativo, mas estranho o fato de ter aprendido xadrez com o pai do meu irmão aos 4 anos e de sempre ter gostado de jogar paciência e coisas afins. Contraditório, não?

E essa tal de hiperatividade, às vezes, anda junto com um tal de DDA ou Distúrbio de Déficit de Atenção (será que tenho isso?), que nada mais é do que uma dificuldade de se concentrar, que pode envolver "fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que só metade das pessoas com DDA sejam hiperativas), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento." [Metas]. O legal é que isso tem tudo a ver com o Taquipsiquismo do último post.

O Taquipsiquismo nada mais é do que aceleração mental ou cognição rápida. E cognição "é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem." [wikipedia].

Ou seja, essa confusão toda está interligada. E o legal disso é saber que de alguma forma tem um lado positivo (Ainda bem, né? Ler essa baboseira toda sem ter um lado positivo é sacanagem). O lado positivo é que quem tem algum, ou mais de um, desses disturbios, tem uma certa facilidade de aprendizado e, normalmente, um raciocócio lógico. E lógica é comigo mesmo. Adoro! Aliás, será que lógica tem a ver com aquela tal de logorréia, lá? Tomara que não.

Nossa, e eu também adoro essas sinapses, uma coisa levando a outra. De falácia fui a lógica (é sem crase mesmo, gente, pra ser com crase eu teria que ter escrito "DA falácia"...) em dois posts. Agora basta saber onde vou chegar com isso tudo. Bom, já consegui fazer uma coisa levar a outra. Já é um bom começo.

M.D.


P.S.: Musica pra ilustrar (Faithless - Insomnia):

4 comentários:

Nanda Mota disse...

hahahahahahahahaha... vc é que nem eu... fica pesquisando coisas aparentemente inúteis e acumulando conhecimento que mais parece trivia, mas eventualmente consegue achar uma forma de externar aquilo e parece que é super lógico saber aquela baboseira toda... Ai, minha verborragia digital... Dan é hiperativo... Eu, hipocondríaca que sempre fui, acho que estou sentindo uns sintomas de taquipsiquismo aqui... hahahahaha... bjks!!

Teca Avelar disse...

Matheuuuzi !! :)

Ai Deussss, ameiiii o que acabei de ler ! Vamos por partes ...

1: eu tbm desconfio que tenha DDA, afinal não é normal apresentar entre outros comportamentos, cenas como a que eu pergunto TODO-SANTO-DIA o nome da tia da barraca em que eu frequento na praia ... (tenho esse problema com nomes e números, urgh!). Isso é porque prefiro nem citar o tal "controle de impulso" e os outros sintomas ... hehehe

2:Em compensaçãooooo tenho boa percepção, raciocínio, imaginação, pensamento e linguagem ! (ufa, alguma coisa tinha que ter saido direito né?!)

3: Já o racicínio lógico .... poxa, se eu disser que está entre as 3 primeiras coisas que eu mais odeio no mundo eu não estaria mentindo ... É sempre 1.000 x 0 pra ele ! :(

Ou seja: seu Blog é fantástico, quase uma consulta com o psicólogo que eu ainda não procurei !

Sairei contando à todos sobre a maravilha dos distúrbios interligados que Eu, Vc e meio mundo devem ter mas ainda não sabem porque não leram aqui !! hahahaha

Beijocassss Satine .

d disse...

poww parceiro! tb tenho insonia! uh9sahu9asuh9sah9usa

um dica: qdo toma umas geladas, fico imune!!! uhahuahuahuauh ;)

ahnm! tb tenho um blog de coisas inuteis: dialeticavisual.com.br ;P

abraço guri!

wingnux disse...

Adoro!!!

Eh impressao minha ou vc esta reescrevendo o CID-10?? Catalogo Internacional de Doenças?? kkkk!

A questao eh, vc NAO TEM DDA, sinto lhe informar... Bom, graças a Deus ne pq DDAs geralmente me irritam e muito.

2:30h eh a tal hora cabalistica?

Tb tenho insonia mas o seu caso eh o mesmo q o meu, pensamos muito, analisamos possibilidades, probabilidades, "what if"s e afins... Rememoramos problemas e, ao menos no meu caso, rolamos mais ainda nos cacos de vidro do sofrimento rsrs. Por isso sempre durmo com a tv ligada, pra nao pensar e apagar logo.
Alias, sabia q isso eh artificio de psicotico que ouve vozes? Sempre deixam tv ou radio ligados pois ajuda a distrair das vozes que eles ouvem...

Essa musica eh FODA!

amo-te.